CNS na preparação para a COP30
Clique no botão para se inscrever no canal. Ative o sininho das notificações e receba um alerta assim que algum novo conteúdo for publicado!
Considerado um dos maiores movimentos sociais em defesa das pessoas que vivem nas florestas, rios e maretórios, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) vem realizando uma grande mobilização em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, que acontecerá em novembro, em Belém (PA).
Junto a outros parceiros, o CNS está se organizando para levar mais de 500 lideranças ao evento, com o objetivo de debater o fortalecimento das comunidades extrativistas, a criação de novas Unidades de Conservação (UCs), a continuidade do legado de Chico Mendes, entre outros temas.
O CNS também defenderá a consolidação dos territórios de uso sustentável, a regularização fundiária e a infraestrutura para as Reservas Extrativistas; a Gestão Socioprodutiva e as Linhas de Financiamento para a economia da Sociobiodiversidade; a Gestão e Organização Social dos Territórios; e o fortalecimento da participação de mulheres e jovens no movimento.
Esses e outros temas foram debatidos durante a Reunião do Conselho Deliberativo do CNS e do Memorial Chico Mendes, realizada no hotel Beira Rio, em fevereiro, em Belém, com a participação de aproximadamente 40 pessoas, de toda a Amazônia. O evento foi fundamental para reunir os membros do Conselho e definir o planejamento estratégico para 2025, além de revisar os projetos em andamento, criar novos territórios coletivos, organizar a participação na COP30 e celebrar os 40 anos do CNS.
Dá o play para conferir como foi!
Autor: Conselho Nacional das Populações Extrativistas