O Encontro Nacional das Mulheres Extrativistas acontecerá no “Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP 30”, nesta segunda-feira, dia 10 de novembro, das 9h às 18h, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, reunindo lideranças femininas de todos os biomas, além de representantes do poder público e da sociedade civil. A programação completa do evento está disponível no site: espacochicomendes.org.
O local receberá uma ampla programação cultural, política, socioambiental e de mobilização dos movimentos sociais, até 21 de novembro, com entrada gratuita.
A programação do Encontro das Mulheres terá vários momentos importantes, que incluem o diálogo “Mulheres que Sustentam o Mundo”, apresentação de grupos de trabalho divididos em seis temas, uma homenagem à Dona Raimundo dos Cocos – a primeira trabalhadora que assumiu a Secretaria de Mulheres Extrativistas do CNS -, além de sínteses poéticas e cantos coletivos.
Além disso, o espaço pretende reafirmar a memória e os ideais de Chico Mendes, que permanece como símbolo de resistência no planeta, e promover amplos debates abertos ao público com lideranças sobre temas centrais.
Entre os assuntos que serão abordados estão: financiamento para povos e comunidades tradicionais – mecanismos de acesso por meio de fundos comunitários; mesa “Juventudes das Águas e das Florestas e a COP 30: Caminhos para a Justiça Climática”; Movimento de Atingidos por Barragens; Familiares de Mortos e Desaparecidos do Campo – Vozes dos que Ficaram; e Raízes Resistentes: Mulheres Afrodescendentes pela Justiça Climática e Biodiversidade, entre outros.
O Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP 30 é uma realização do Comitê Chico Mendes, do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e da Fundação Banco do Brasil, com apoio do Memorial Chico Mendes, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
SERVIÇO
O QUE É: Encontro Nacional das Mulheres Extrativistas
QUANDO: 10 de novembro
QUE HORAS: 9h às 18h
ONDE: Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi
ENDEREÇO: Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme, Belém