Nesta sexta-feira, 14 de novembro, das 9h às 19h, o Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP30, localizado no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme – Belém/PA), receberá uma programação sobre direitos dos povos da floresta e à proteção das pessoas que defendem os territórios. A programação completa está disponível em espacochicomendes.org.
Ao longo do dia, serão realizados os painéis “Família dos Mortos e Atingidos pela Violência no Campo durante a Ditadura”, “Segurança e Proteção dos Defensores do Clima” e “Patak Maymu: Vozes e Territórios de Mulheres Indígenas da Amazônia e do Cerrado”, além da roda de conversa “Compartilhando Histórias de Defensores Socioambientais do Mundo”.
A programação também inclui um show especial de Mestre Curuperé, o momento cultural “Mostra Pachamama na COP: Pau D’Arco” e a celebração dos 40 anos do CNS, com o lançamento do livro “40 anos de lutas, conquistas e resistência”. Estará aberto ainda o Armazém da Sociobiodiversidade, com produtos de diversas cadeias produtivas amazônicas.
O local receberá uma ampla programação cultural, política, socioambiental e de mobilização dos movimentos sociais, até 21 de novembro, com entrada gratuita. Também possui exposições temáticas, apresentações culturais, o Armazém da Sociobiodiversidade e um Balcão de Negócios, entre outras ações.
O Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP 30 é uma realização do Comitê Chico Mendes, do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e da Fundação Banco do Brasil, com apoio do Memorial Chico Mendes, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
SERVIÇO
O QUE É: Debates sobre direitos e proteção dos povos da floresta marcam o dia no Espaço Chico Mendes na COP30;
QUANDO: Nesta sexta-feira, 14 de novembro;
QUE HORAS: 9h às 19h;
ONDE: Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi;
ENDEREÇO: Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme, Belém (PA);