Juntos Pela Amazônia – Sociobiodiversidade na Amazônia
Clique no botão para se inscrever no canal. Ative o sininho das notificações e receba um alerta assim que algum novo conteúdo for publicado!
O projeto “Juntos pela Amazônia” fortalece a retomada da cadeia de borracha nativa na Amazônia. A iniciativa é uma maneira de fomentar o desenvolvimento socioambiental da região amazônica, conservando a natureza e fortalecendo povos indígenas e comunidades tradicionais. Ao mesmo tempo, é uma alternativa de pagamento por serviços ambientais: mantém a floresta em pé para benefício de toda a sociedade e traz aos moradores uma opção à pressão de uma economia baseada no desmatamento.
Há seringueiros que abandonaram ocupações como a mineração, percebendo que seu trabalho não só gera renda e poder de compra para as comunidades locais, mas também conserva a biodiversidade. O projeto ajuda a conservar mais de 145 mil hectares de florestas. Mais de 500 famílias estão envolvidas na iniciativa do WWF-Brasil em parceria com o Memorial Chico Mendes, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID Brasil), o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), a Michelin Brasil e a Fundação Michelin.
Nesse vídeo, além de resultados do projeto, você vai conhecer o trabalho extrativista também pelas óticas de quem está no território, como o seringueiro Manoel Olímpio e Francisco Leandro Nascimento (da Associação dos Produtores Agroextrativistas de Canutama, ASPAC), ambos no estado do Amazonas.
Autor: Conselho Nacional das Populações Extrativistas